top of page

Diretora
​Profa. Dra. Leila da Costa Ferreira​

Profa. Leila.jpeg

Dra. Leila da Costa Ferreira é professora titular de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Atualmente, Leila é vice-presidente da Comissão de Mudanças Ecológicas e Justiça Ambiental e do Comitê Consultivo de Sustentabilidade da Reitoria da Unicamp. Pesquisadora do CNPq. Ela é membro da Associação Internacional de Sociologia (ISA) e da Faculdade Associada do Projeto de Governança do Sistema Terrestre (Future Earth). Foi Professora Visitante na Universidade do Texas/UT nos EUA em 1998 e na Shanghai Jiao Tong University na China em 2009. Concluiu um pós-doutorado na Universidade de York, na Inglaterra, em 2005, e um pós-doutorado na Universidade do Texas/UT, em 1995/1996, e deu palestras sobre questões ambientais em mais de 30 países. É autora de 12 livros sobre questões ambientais.

Nossos orientandos

Atualmente, Profa. Leila acompanha os seguintes estudantes em orientação ou corientação em suas pesquisas. 

Luiz.jpeg

Luiz Henrique Vieira da Silva

Orientação Doutorado A&S

  • Lattes
  • ORCID_iD.svg
  • Email

Luiz é funcionário público da área de Meio Ambiente e Planejamento Urbano da Prefeitura Municipal de Vinhedo/SP e é doutorando do Programa Ambiente e Sociedade (A&S) do NEPAM/ IFCH/ Unicamp. Ele é mestre em Sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (CEA/PUC-Campinas) e bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (EACH/USP). Luiz atuou como Pesquisador CAPES, Modalidade I, entre 2019 e 2021  e cursou o Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Estadual de Campinas (FCA/Unicamp). Suas áreas de interesse são as Agendas Globais para o desenvolvimento sustentável, Desenvolvimento local sustentável, Dimensões sociais e políticas das mudanças climáticas, Economia ecológica e Economia socioambiental.

Marcelo.png

Marcelo Rezende Calça Soeira

Coorientação Doutorado A&S

  • Lattes
  • ORCID_iD.svg
  • Email

Marcelo é aluno de doutorado do Programa em Ambiente e Sociedade (A&S) no NEPAM/ IFCH/ UNICAMP, trabalhando na linha de pesquisa Mudanças Ambientais Globais e Sustentabilidade, com uma tese intitulada Vulnerabilidade socioambiental ao calor: uma abordagem intervencionista em várias escalas, vários níveis e vários atores. Marcelo é co-orientado por Leila da Costa Ferreira. Marcelo tem ainda interesse em climatologia urbana, tecnologias de sensoriamento remoto, conforto ambiental e desempenho de edifícios. Ele é engenheiro Civil pela mesma instituição, com período sanduíche na Universidade de Exeter - Reino Unido - por meio do programa Ciência sem Fronteiras, possui também experiência profissional na área de fundações.rnapresentação nacional. Ele é mestre em Sistemas de Infraestrutura Urbana pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde pesquisou a relação entre parâmetros urbanos e variações microclimáticas intraurbanas.

eu 2.jpg

Luciana Lima Domingues de Souza

Orientação Doutorado A&S

  • Lattes
  • ORCID_iD.svg
  • Email

​Luciana é bolsista FAPESP e está fazendo seu doutorado em Ambiente e Sociedade (A&S) no NEPAM/ IFCH/ UNICAMP. Luciana é mestre em Sustentabilidade pela PUC Campinas e bacharel em Direito pela mesma universidade, além de tecnóloga em Industriekauffrau pela AHK/IKK - Alemanha. Luciana atua como consultora jurídica há 23 anos, no Brasil e no exterior, com especialização em regularização fundiária e ambiental, comunidades e terceiro setor. Ela é membra da Global Ecovillage Network GEN EUROPE, do Círculo de Estudos e Pesquisas sobre Ecovilas e Comunidades Sustentáveis do CASA BRASIL e do Círculo de Direitos da Mãe Terra do CASA LATINA. Integra o Comitê Consultivo de Mudanças Ecológicas e Justiça Ambiental da UNICAMP [CAMEJA] e da Frente Parlamentar de Meio Ambiente e Combate aos Efeitos das Mudanças Climáticas da Câmara Municipal de Campinas. Em 2024, Luciana concluiu um doutorado sanduíche no Zentrum für Klimaresilienz da Universität Augsburg, na Alemanha. Em 2025, Luciana recebeu Sophia Wagner, estagiária de Ciências Sociais da Universität Augsburg, para um projeto de pesquisa de iniciação científica coordenado por ela e supervisionado pela Profª Leila, o qual foca o ativismo climático das mulheres na academia e o desenvolvimento do produto de sua tese. 

Edu 1.jpeg

Eduardo Prado Gutierrez

Orientação Doutorado A&S

Eduardo é doutorando no Programa Ambiente e Sociedade (A&S) no NEPAM/ IFCH/ Unicamp, sob a orientação da Profa. Leila da Costa Ferreira. Trabalhando no campo interdisciplinar, ele é um pesquisador interessado em processos de governança policêntrica, participação pública e institucionalização da adaptação climática e soluções baseadas na natureza em ambientes urbanos. Atualmente, ele está investigando a agência das comunidades em processos de adaptação baseados em ecossistemas, com os casos de Santos e Salvador. Eduardo é bacharel em Economia e mestre em Sociologia pela Unicamp. Além disso, tem experiência com métodos quantitativos e qualitativos, bem como metodologias participativas envolvendo atores em posições sociais vulneráveis. Trabalhou em colaboração e comunicação com especialistas de diferentes áreas de conhecimento e culturas. Como resultado de seus projetos, publicou artigos na revista internacional Ámbitos, apresentou dados na 8ª Rede de Pesquisadores em Início de Carreira em Transições para a Sustentabilidade (NEST), no 1º Congresso Multidisciplinar sobre o Urbano e no 45º Encontro da Associação Nacional de Ciências Sociais.

  • Lattes
  • Email
Emilia.jpeg

Zhou Lin

Orientação Doutorado A&S

  • Lattes
  • Email

Zhou Lin é pesquisadora da CECLA (Comunidad de Estudios Chinos y Latinoamericanos) e estudante de doutorado no Programa Ambiente e Sociedade (A&S) no NEPAM/ IFCH/ UNICAMP. Seus interesses de pesquisa incluem as relações sino-brasileiras, a governança climática global e a diplomacia ambiental do Brasil no contexto do Sul Global. Sua pesquisa de doutorado, intitulada “Climate Security Strategies and Practices in the Global South: the Case of China and Brazil”, analisa como a China e o Brasil desenvolvem estratégias de segurança climática, articulando agendas nacionais e atuando em fóruns multilaterais. Ela tem mestrado em Relações Internacionais pela Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS), onde estudou a política ambiental da China em relação à América Latina, com foco na cooperação ambiental, nos mecanismos institucionais e em seu impacto nas agendas climáticas regionais.

Larinha.jpeg

Lara Cristina Batista Freitas

Orientação Doutorado A&S

  • Lattes
  • Email

Lara é Biourbanista e doutoranda no Programa de Ambiente e Sociedade (A&S) do NEPAM/ IFCH/ Unicamp. É mestre em Gestão Urbana e Permacultora. Lara também é co-fundadora do Programa Permanente Ecobairro (nascido em 2004) e atual diretora-presidente do Instituto Ecobairro Brasil. Trabalha como diretora associada da Paisagem Design Regenerativo. Lara também é Facilitadora do Gaia Education e certificada pelo Projeto Municípios em Transição - MiT. Coordenou a aplicação da metodologia One Planet Living / Biorregional para cocriar o Plano de Ação Climática na Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, e fez parte da Comissão Municipal de ODS da cidade de São Paulo para o período 2022-2024. Atualmente, Lara é Conselheira Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Subprefeitura da Vila Mariana, em São Paulo. Sua pesquisa se concentra em formas de planejamento local integrado, buscando ampliar a visão das metodologias de Plano de Vizinhança e Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas, considerando o envolvimento de múltiplos atores e processos de desenvolvimento regenerativo.

Sophia.jpeg

Sophia Wagner

Orientação Iniciação Científica CS

  • ORCID_iD.svg
  • Email

Sophia é estudante do Bacharelado em Ciências Sociais (CS) na Universität Augsburg. Atualmente, Sophia está realizando um estágio de três meses no NEPAM/IFCH da UNICAMP e desenvolvendo um projeto de iniciação cientítifica sobre o tema ecofeminismo climático na academia e a agência no Brasil, usando métodos qualitativos para entender como a teoria e o ativismo se interrelacionam. Sob a orientação da Profa. Dra. Leila da Costa Ferreira e coordenada pela doutoranda Luciana Lima Domingues de Souza, Sophia participa de aulas, reuniões de pesquisa e trabalhos de campo. Ela tem se envolvido com os coletivos acadêmicos e visita às ecovilas, assentamentos agrários e iniciativas climáticas, apoiando a pesquisa de Luciana e obtendo insights sobre práticas ecofeministas de base. O projeto resultará em um relatório científico, um artigo e pôster para apresentação em congresso internacional.

WhatsApp Image 2025-05-05 at 10.41.01.jpeg

Maria Luiza de Souza Gomes

Orientação Iniciação Científica So

  • Lattes
  • Email

Maria Luiza é graduanda em Ciências Sociais com ênfase em Sociologia (So)  no IFCH, UNICAMP. Atuou como Representante Discente do CCG (2023 - 2024) e construiu a direção do Centro Acadêmico de Ciências Humanas (CACH). Suas pesquisas e interesses abrangem temas como: o papel das Ciências Sociais na mitigação de problemas socioambientais, a crise climática e ESG. Ela está trabalhando em um projeto de iniciação científica com a Profa. Leila.

servletrecuperafoto (1).gif
servletrecuperafoto (3).gif

Vittoria Bertolaccini Segantini

Orientação Iniciação Científica CS

  • Lattes
  • Email

Vittoria é bacharelanda em Ciências Sociais (CS) na Universidade Estadual de Campinas, com ênfase em Ciência Política e Sociologia. Atualmente, realizo estágio no ITCP/Unicamp (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares), nas áreas de reciclagem e economia solidária e pesquisadora do projeto de iniciação científica voluntária "Empresários pelo Clima na COP 26: uma Carta Aberta sobre a Sustentabilidade de Mercado e a Crise Hegemônica do Capitalismo Neoliberal" com a orientação do Prof. Thiago Trindade Aguiar. 

Guilherme Antonio Menezes Cereço

Orientação Iniciação Científica CB

  • Lattes
  • Email

Guilherme é graduando de Licenciatura em Ciências Biológicas (CB) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ele cursou a 7 turma do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). Foi bolsista do Programa de Apoio a Docencia (PAD) durante três anos e voluntário por um ano, auxiliando na matéria de Evolução do ProFIS. Atualmente, é Representante Discente da comissão de graduação dos cursos de ciências biológicas do Instututo de Biologia.

Nossos pesquisadores

Este é o corpo de pesquisadores e colaboradores que tem atuado em pesquisas e inovação que tem atuado ao longo desses desses anos. 

Fabiana Barbi Seleguim
  • Lattes
  • ORCID_iD.svg

Pesquisadora de Pós-Doutorado no Programa USPSusten (2022-2024). Doutora em Ambiente e Sociedade (Nepam/IFCH/Unicamp, 2014), mestre em Ciência Ambiental (Procam/USP, 2007) e bacharel em Ciências Sociais (Unicamp, 2002). Pesquisadora visitante no Center for US-China Policy Studies, San Francisco State University (2016), no Institute of Advanced Studies in Social Sciences, Fudan University, Shanghai, China (2012) e na Faculty of Environmental Studies, York University, Toronto, Canada (2005). Autora dos livros "Cidades Sustentáveis" (2019) e "Mudanças climáticas e respostas políticas nas cidades" (2015). Membro da rede de pesquisadores do Future Earth, do Earth System Governance Project, Urban Climate Change Research Network (UCCRN) América Latina e da Rede Ibero-americana de Pesquisa em Ambiente e Sociedade. Áreas de interesse: dimensões sociais e políticas das mudanças ambientais globais, políticas climáticas, riscos ambientais, governança local, soluções baseadas na natureza, gestão compartilhada, recursos hídricos. 

Edson Pereira de Souza Leão Neto
servletrecuperafoto (1).gif

Professor Associado do The Umbra Institute, Perugia/Itália. Doutor em Ambiente e Sociedade (NEPAM/IFCH) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), no âmbito do Programa Interunidades em Ecologia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2017). Possui graduação em Relações Internacionais (2012) e Economia (2013), ambas pela Faculdades de Campinas (FACAMP). Interesse pelas áreas de Ecologia Política, Sociologia Ambiental e a crítica radical da industrialização. Possui experiência nas Nações Unidas, Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (CEPAL), 2010 e 2012, na Divisão de Desenvolvimento Social, atuação na área de realidade juvenil Latino-americana. Nos últimos anos tem concentrado sua pesquisa na área de ecologia política, especificamente nas áreas: crítica radical da sociedade industrial, natureza, sociedade e anarquismo. Co-fundador do projeto Thinking After Ivan Illich e do periódico internacional Conspiratio: a periodical for thinking after Ivan Illich.

Giverage Alves do Amaral
servletrecuperafoto (1).gif

Doutor em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/ Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (2014-2018). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense (2012-2014). Graduação em Sociologia pela Universidade Eduardo Mondlane (2007-2011); Possui experiência de pesquisa nas áreas de Sociologia, Ambiente, e desenvolvimento comunitário, bem como de gestão de projectos socioambientais; Tem participado de diferentes programas e organizações nacionais e internacionais ligadas a pesquisas sobre as temáticas: Mudança ambiental global, Sociologia Ambiental e Relações Internacionais; É membro fundador da Associação Para o Desenvolvimento de Projectos e Pesquisas e do Observatório das Mudanças Climáticas (Moçambique); Atualmente ocupa a posição de Director da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade WUTIVI (Moçambique) e Coordenador Científico do Instituto Superior Dom Bosco (ISDB-Moçambique).

Izidro Justino Muhale
servletrecuperafoto (2)_edited.jpg

Professor da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique, integrado à carreira docente universitária. Doutor em Ambiente e Sociedade pelo IFCH (NEPAM-UNICAMP, Brasil), com atuação como docente e pesquisador em diversas áreas relacionadas às Mudanças Ambientais no Sul Global. Suas linhas de pesquisa abrangem temas como política climática, emergência climática, ciência cidadã, estudos sociais da ciência e tecnologia, além de enfoques sobre adaptação e mitigação das mudanças climáticas no setor agrário. Atualmente, também exerce a função de Diretor-Adjunto da Faculdade e leciona no Programa de Pós-Graduação em Agricultura Sustentável. Na área de consultoria, tem contribuído na elaboração de press releases sobre os impactos das mudanças climáticas em Moçambique, bem como realizado estudos focados na adaptação das comunidades aos eventos climáticos extremos.

Jaqueline Nichi
Jaque.jpeg

Pós-doutoranda no Programa USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP). Doutora em Ambiente e Sociedade no NEPAM/ IFCH/ UNICAMP e Mestre em Gestão Ambiental pelo PPGSS Sustentabilidade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH-USP. Pesquisadora do projeto Fapesp "O Desafio da Governança das Mudanças Climáticas no Brasil: Uma Análise Multinível e Multiatores (o caso do Estado de São Paulo)". Associada ao International Sociological Association (ISA) e à Rede Ibero-americana de Pesquisa em Ambiente e Sociedade. Bacharel em Comunicação Social e Sociologia Política. Principais linhas de pesquisa: Governança Multinível, Políticas Climáticas, Planejamento Urbano Sustentável e Cidades Inteligentes. Autora do Blog Natureza Crítica. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) e da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA). Líder climática do Climate Reality Project e Research Fellow do Earth System Governance Project. 

Jefferson dos Santos Estevo
servletrecuperafoto (4).gif

Pesquisador Pós-Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal de Góias, Pesquisa sobre os Combustivéis Sustentáveis de Aviação nos países do BASIC. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas - Unicamp (2021), área temática Cooperação Brasil e China. Mestre em Relações Internacionais pela UNESP - Programa "San Tiago Dantas". Graduação em Relações Internacionais, Universidade Anhembi Morumbi. Atua nas áreas de pesquisa em: Política Externa Brasileira, Política Externa Chinesa, Mudanças Climáticas, Negociações Ambientais Internacionais, Ciência Política, Cooperação para o Desenvolvimento, Energias Renováveis, Políticas Ambientais , Combustíveis Renováveis de Aviação e Cooperação Internacional. 

Felipe Barbosa Bertuluci
servletrecuperafoto.gif

Graduado em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Mestre em Sociologia (Programa de Pós-Graduação em Sociologia - IFCH - Unicamp). Atualmente é aluno regular do curso de Doutorado em Ambiente e Sociedade no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam - Unicamp) e pesquisador do LABGEC (Laboratory of Social Dimensions of the Global Environmental Changes in the Global South). Desenvolve pesquisa e atua nas seguintes temáticas: sociologia ambiental, sustentabilidade, práticas sociais, consumo sustentável e mudanças climáticas globais.

Lisandra Zago
servletrecuperafoto (5).gif

Lizandra é doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e graduada em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Em 2011 recebeu o Prêmio Domingos Veríssimo Marcos pela Câmara Municipal de Campo Grande/MS, pelo trabalho desenvolvido referente à Formação Histórica do Estado de Mato Grosso, que deu origem ao livro publicado em 2012 pela editora Life: "Índios Bororo: Contatos, Alianças e Conflitos (Séculos XVIII e XIX)" e republicado em 2017 pela editora Novas Edições Acadêmicas. Tem experiência na área multidisciplinar/interdisciplinar das Humanidades (Filosofia, Antropologia, Sociologia e História).

Mariana Delgado Barbieri
servletrecuperafoto (7).gif

Mariana Delgado Barbieri possui bacharelado em Ciências Sociais (IFCH/UNICAMP), mestrado em Sociologia (IFCH/UNICAMP) e Doutorado em Ambiente e Sociedade (NEPAM/UNICAMP). Pesquisadora do LABGEC (Laboratory of Social Dimensions of the Global Environmental Changes in the Global South (NEPAM/UNICAMP), do Grupo de Estudos Brasil - China (Reitoria/UNICAMP) e membro da RBCHINA (Rede brasileira de estudos sobre a China). Possui interesse em Sociologia Ambiental, Mudanças Climáticas, Movimentos Ambientalistas, Sociedade Civil e Estudos sobre a China.

Marilia D´Ottaviano Giesbrecht
servletrecuperafoto (8).gif

Marilia é doutora em Ambiente e Sociedade (2013) e mestre em Sociologia (2005), ambos pela Universidades Estadual de Campinas. Possui experiência na área de Sociologia, com ênfase em sociologia ambiental. Trabalha, desde 2006, com a temática dos biocombustíveis e políticas de mudanças climáticas numa perspectiva de análise interdisciplinar, levando em conta os campos da política energética, ambiental e científica assim como o arcabouço teórico da sociologia ambiental.

Niklas Werner Weins
servletrecuperafoto (9).gif

Niklas é professor Assistente no Departamento de Estudos Internacionais da Xi'an Jiaotong-Liverpool University (XJTLU), Suzhou, China. Doutor em Ambiente e Sociedade (bolsista FAPESP) pela Universidade Estadual de Campinas durante o qual foi pesquisador visitante na Wageningen University Research (WUR), Holanda. Possui graduação em Economia e Política da Ásia Oriental pela Ruhr-Universität Bochum, Alemanha com estadias na Universidade de Tongji, China e Universidad Autónoma Metropolitana, México. Possui Mestrado em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR durante o qual foi pesquisador colaborador do Studio Cidades e Biodiversidade e do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Dinâmicas de Desenvolvimento Territorial. Sua experiência interdisciplinar passa pela sociologia ambiental, economia institucional, estudos de desenvolvimento, relações internacionais e economia política.Focos de pesquisa atuais: Arranjos institucionais, Pagamento por serviços ambientais (PSA), políticas ambientais e sociais na China e na América Latina.

Si Liu
servletrecuperafoto (10)_edited.jpg

Si Liu é bacharel em Diplomacia em Língua e Cultura Portuguesa pela Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim (2012). Realizou um estágio na Universidade de Coimbra (2011). Trabalha na Academia Chinesa de Ciências como pesquisadora na área de políticas científicas, inovação e tecnologia no Brasil. É doutoranda em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas, onde está pesquisando a poluição atmosférica e a percepção de risco em megacidades.

Vagner Charles
servletrecuperafoto (12).gif
Lattes.png

Vagner é doutor em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com pesquisa voltada às dimensões humanas das mudanças ambientais globais no Sul Global. Como membro do LABGEC (Laboratory of Social Dimensions of the Global Environmental Changes in the Global South), investiga interfaces entre sustentabilidade, políticas socioambientais e justiça climática, com ênfase em contextos de vulnerabilidade. Sua formação combina Sociologia Ambiental, Educação e Tecnologia, construindo uma perspectiva transdisciplinar para analisar desafios ambientais contemporâneos. Detém mestrado em Educação e Ciências Sociais (UNICAMP): Estudos sobre práticas pedagógicas e dinâmicas sociais em contextos de transformação. Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli): Competências em modelagem de dados e soluções tecnológicas aplicadas a problemas complexos. Formação Graduação em Ciências da Educação (Universidade Quisqueya DHaiti). Formação complementar: Informática Aplicada à Organização (TÉLUQ/Université du Québec à Montréal). Linhas de Pesquisa: 1. Mudanças ambientais globais e sustentabilidade 2.Governança ambiental e participação comunitária em cenários de crise climática 3.Educação para a sustentabilidade como ferramenta de transformação socioecológica 4.Tecnologias digitais aplicadas à gestão de riscos ambientais em regiões do Caribe.

Guilherme Augusto Lemos Fest
gui fest_edited.jpg
Lattes.png

Guilherme é graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Sociologia pela mesma universidade. Participou de atividades de pesquisa em desenvolvimento e sociedade e em história urbana e ambiental, produzindo monografia e publicações em congressos científicos. Foi bolsista via Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), por duas vezes, e via Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID).

José Caio Quadrado Alves
jose.jpg

José é bacharel em Antropologia, licenciado em Ciências Sociais Geral e mestre em Sociologia (ênfase em Ambiente e Sociedade) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Unicamp. Durante o mestrado, participou ativamente do projeto FAPESP The Climate Change Multilevel and Multistakeholders Governance Challenge in Brazil (The Case of São Paulo State) (processo nº 19/14867-2). Atualmente, é bolsista da FAPESP no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada (PPGI-EA) da USP e integra dois projetos temáticos financiados pela agência: Avaliação de potencial de aprimoramento e expansão de políticas públicas favoráveis à implantação e desenvolvimento de Sistemas Agroflorestais em assentamentos federais de reforma agrária no estado de São Paulo (processo nº 2023/10133-0) e Transdisciplinarity for Human-Wildlife Coexistence in Shared and Spared Landscapes (processo nº 2023/11823-0). Além disso, faz parte dos seguintes grupos ou laboratórios de pesquisa: Laboratório de Dimensões Sociais das Mudanças Ambientais Globais no Sul Global (LABGEC) da Unicamp; Grupo de Pesquisa em Agriculturas Emergentes e Alternativas (AGREMAL) da USP; Laboratório de Ecologia Humana (LEHMA) da Unicamp; e Laboratório de Ecologia, Manejo e Conservação de Fauna (LEMaC) da USP. Desenvolve estudos sobre globalização e mudanças climáticas, coexistência humano-fauna, agroecologia, memória e conflitos sociais no campo, assim como justiça e crítica ecológica no Brasil.

Alberto Matenhauer Urbinatti
servletrecuperafoto (13).gif

Alberto Doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo de maio de 2017 a junho de 2020. Estudou temas relacionados à governança e políticas públicas em cidades, nexo entre água, energia e alimentos e governança da ciência e tecnologia. As pesquisas desenvolvidas estiveram associadas ao projeto MacroAmb (Processo 2015/03804-9) e ao ResNexus (Processo 2015/50132-6). Foi pesquisador visitante no Science Policy Research Unit (SPRU), da Universidade de Sussex, Inglaterra, como bolsista BEPE da Fapesp, sob orientação do Prof. Andy Stirling. É Mestre em Sociologia pelo IFCH/UNICAMP com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Estudou riscos, impactos e políticas associados às mudanças climáticas em megacidades no Brasil e na China. Graduado em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia, também pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado no Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) da UNICAMP como integrante da Rede Covid-19 Humanidades e no projeto CompCoRe (liderado por Prof. Stephen Hilgartner/Cornell University e Prof. Sheila Jasanoff/Harvard Kennedy School), com foco na governança e nas controvérsias científicas e tecnológicas. É membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia (GEICT).

Estevão Mota Gomes Ribas Bosco
servletrecuperafoto (14).gif
Lattes.png

Estevão é um teórico social, formado em ciências sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus de Araraquara), mestre e doutor em sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com período de pesquisa na Universidade Livre de Berlim (FU). Foi pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Sociologia da UNICAMP, no Departamento de Geografia da USP e no Departamento de Sociologia da Universidade de Sussex, no Reino Unido. Atualmente, é professor associado e diretor de ciências sociais do American College of the Mediterranean (IAU/ACM, Barcelona) e da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO/Brasil); pesquisador no Grupo de Pesquisa em Geografia Política e Ambiente da Universidade de São Paulo (GEOPO/USP) e do (co-)Laboratório de Teoria Social (Sociofilo/UFRJ). Seu trabalho circula na interface entre filosofia (pragmática formal, hermenêutica filosófica e fenomenologia social) e sociologia, com interesse especial pelos seguintes temas: fundamentos filosóficos das ciências sociais, cosmopolitismo, mundialização/globalização, pós/descolonialidade, etnocentrismo e Antropoceno. Publica em português, inglês e francês.

Luiz Henrique Vieira de Souza
servletrecuperafoto (15).gif

Luiz Enrique possui graduação em Ciências Sociais (2006) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2012). Foi bolsista DAAD na Technische Universität Berlin (2011), onde investigou temas relacionados à teoria social clássica e à história da Alemanha. Entre 2013 e 2017, realizou pesquisa de pós-doutorado em sociologia ambiental na Universidade de Campinas (NEPAM) e atuou como pesquisador visitante na Beijing Jiaotong University, publicando trabalhos sobre as políticas energéticas do governo chinês (2015). No presente, desenvolve pesquisas nas áreas de formulação de políticas públicas, sociologia ambiental e estudos sociais da questão energética.

Marcelo Fetz de Almeida
servletrecuperafoto (17).gif
Lattes.png
  • ORCID_iD.svg

Marcelo é coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais (PGCS) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Assessor da Câmara de Ciências Sociais da FAPES. Coordenador do Núcleo de Pesquisa, Inovação e Planejamento Socioeconomico (NUPLA/UFES). Editor Chefe da Revista Sinais (1981-3988). Possui doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2012), com período na Universidade do Mississipi, e Pós doutorado pela UNICAMP e Universidade de Edimburgo. Atualmente é professor do departamento de ciências sociais (DCSo/UFES) e do programa de pós graduação em ciências sociais (PGCS/UFES) da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Sociologia da Ciência e Sociologia Ambiental, com ênfase em estudos empíricos, pesquisas de opinião e levantamentos de percepção social por meio de métodos qualitativos e quantitativos. 

Ana Paula Soares Veiga
servletrecuperafoto (16).gif

Ana Paula é mestre em Divulgação Científica e Cultural no Labjor/IEL/Unicamp (2015). Jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo (1986), com especialização em Jornalismo Científico pelo Labjor/Unicamp (2011). Atuou de 2004 a 2018 na área de Gestão de Comunicação Institucional do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), realizando atividades de divulgação científica e popularização da ciência e tecnologia. De 2010 a 2017 foi responsável pelas atividades de difusão do conhecimento e popularização da ciência da Rede Clima e do INCT para Mudanças Climáticas, ambos sediados no INPE. Foi bolsista da Rede Clima, nas áreas de Comunicação e de Políticas Públicas. Tem experiência em Comunicação, com ênfase em Comunicação Pública de Ciência, principalmente nas áreas ambiental e espacial; Comunicação Institucional; Jornalismo Científico; Divulgação Científica; Popularização da Ciência; desenvolvimento de projetos na área de produção e difusão do conhecimento e interação com a comunidade (organização de exposições e feiras de C&T; produção de conteúdo para materiais educacionais multimídia dirigidos a estudantes, professores, meios de comunicação e instituições governamentais). 

Lígia Amoroso Galbiati
Ligia.jpeg

Ligia possui graduação em Ciências Biológicas pela Unesp Rio Claro (2011), mestrado em Zoologia pela Unesp Rio Claro (2013) e em Conservação da Fauna pela Ufscar (2017), além de especialização em Gestão Ambiental pela USP/Esalq (2016). Obteve seu doutorado em Meio Ambiente e Sociedade pela Unicamp (2024), quando se dedicou a estudar as dimensões humanas e de gênero das mudanças climáticas, com ênfase na participação das mulheres em múltiplos níveis de governança climática, abordando essas questões a partir de uma perspectiva interseccional. Ligia também tem experiência em mudanças climáticas, governança climática, interseccionalidade, gênero, estudos científicos feministas, sociologia ambiental e ecologia política feminista. Atualmente, coordena a área de Energia, Gênero e Interseccionalidades na organização não governamental IEI-Brasil. Nessa função, concebe, desenvolve e coordena projetos que buscam incorporar gênero e suas interseccionalidades no campo da energia, promovendo políticas energéticas com uma perspectiva interseccional de gênero.

Aurea Maria Zöllner Ianni
Aurea Zollner Ianni-Perfil.jpg
Lattes.png
  • ORCID_iD.svg

Aurea possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1980). Mestrado (1999) e Doutorado (2004) em Ciência Ambiental, Pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e Livre-Docência em Ciências Sociais em Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2012). É docente da Faculdade de Saúde Pública da USP e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP. Esteve na formulação, mantendo-se credenciada no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes e Humanidades da USP (2010-2023). Pesquisadora visitante da Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia da Universidade Complutense de Madrid (2023). É editora científica da revista Saúde e Sociedade. Tem experiência na área da sociologia e atua na aproximação entre as Ciências Sociais e a Saúde, nos seguintes temas: mudanças sociais contemporâneas e saúde, pensamento social em saúde, metrópole e atenção em saúde.

Gabriela Marques Di Giulio
download 8.jpeg
Lattes.png
  • ORCID_iD.svg

Gabriela é professora Associada do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), com Livre Docência na área de Saúde, Ambiente e Sociedade (USP-2019). Pesquisadora visitante na University of York, Reino Unido, entre setembro/2021 a agosto/2022. Tem doutorado em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-2010), mestrado em Política Científica e Tecnológica pelo Instituto de Geociências da Unicamp (2006), especialização em Jornalismo Científico pela Unicamp (2004) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-2001). Realizou estágio de pós-doutoramento no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM - Unicamp) entre 2011 e 2013. Realizou estágio de doutorado sanduíche em 2009 no Institute of Hazard, Risk and Relisience (Durham University, Inglaterra) e estágio de pesquisa no exterior na Stuttgart University, Alemanha, em 2012. É coordenadora adjunta do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados da USP, do Centro de Estudos Amazônia Sustentável (CEAS), e do Grupo de Pesquisa CIRIS - Governança, Risco e Comunicação. É pesquisadora permanente do INCLINE/USP, onde coordena a linha de pesquisa Cidades, Vulnerabilidades e Mudanças Climáticas. Integra a Coordenação Científica do Programa Biota Fapesp e é coordenadora do PPG Saúde Global e Sustentabilidade. É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP). Desde 2024, é membro da coordenação do URBAN Prediction Project of World Weather Research Programme (WWRP) da World Meteorological Organization (WMO). Áreas de interesse: Crises, Riscos e Incertezas; Interações entre ciência, política, comunicação e sociedade; Dimensões Humanas das Mudanças Climáticas; Saúde global e sustentabilidade. 

Nossos convidados

Jana.jpeg

Janaína Catozzi Ramasco 

  • Lattes
  • Email

Janaina é mestranda em Ciência Política no IFCH/Unicamp e bacharel em Ciências Sociais pelo mesmo instituto. Ela tem interesse em temas relacionados a instituições políticas e conflitos socioambientais. Sob a orientação do Prof. Dr. Wagner Romão, Janaina está desenvolvendo a pesquisa “Governança Ambiental e Capacidades Estatais na Construção da Barragem de Pedreira (SP): Conflitos, Atores e Instituições'.

Matheus.jpeg

Matheus Henrique Tognolli

  • Lattes
  • Email

Bacharel em Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorando em Ambiente e Sociedade pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Membro do comitê editorial da revista Temáticas (ISSN - 1413-2486). Possui nível técnico em Meio Ambiente, pela ETEC de Araçatuba e formação em Educação Ambiental pelo Coletivo Educador de Foz do Iguaçu. Atuou em iniciações científicas (bolsista e voluntario - ITAIPU e UNILA), foi tutor em Ecologia (Bolsista - UNILA) durante a graduação e bolsista CAPES ao longo do mestrado e doutorado.

Bruno.jpeg

Bruno Feltrin Puttini

  • Lattes
  • Email

​Bruno é doutorando, mestre em Política Científica e Tecnológica pelo Instituto de Geociências (IG) da Unicamp e graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Atuou como monitor voluntário (2020) e, posteriormente, como monitor bolsista (2021) no programa “Práticas Acadêmicas de Leitura e Escrita (PLEA)”. Entre 2021 e 2022, Bruno realizou a pesquisa de iniciação científica intitulada 'Repensando Natureza e Cultura: o engajamento com o mundo na obra de Tim Ingold'. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre mudanças climáticas, buscando compreender formas de adaptação da agricultura, com foco em sistemas agroflorestais (SAFs) em seu doutorado. Em 2024, tornou-se membro do Climate Emergency Collective, uma iniciativa estudantil de ativismo climático acadêmico na Unicamp.

Arthur.png

Arthur Habermann Gallo

  • Lattes
  • Email

Arthur está concluindo um MBA em Ciência e Análise de Dados (USP/ESALQ) com uma tese em andamento sobre a transição energética no Brasil (2019-2023). É formado em Ciências Sociais pelo IFCH/Unicamp e realizou um intercâmbio acadêmico em Estudos Internacionais e Energéticos na Korea University, na Coreia do Sul. Arthur foi aluno convidado na disciplina de Sociologia Ambiental ministrada pela Profa. Leila no Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade (NEPAM/IFCH/UNICAMP) e atualmente está trabalhando em um projeto de pesquisa em Ciências Ambientais a ser apresentado para doutorado no NEPAM sob a orientação da Profa. Leila. Seu foco são as questões energéticas e os problemas sociais decorrentes das mudanças climáticas.

bottom of page